segunda-feira, setembro 17, 2012

# ponto da situação: viagens


Encontrado o filão: "Literatura de Viagens".
Belo resumo aqui, da literatura de viagens portuguesa, dos descobrimentos até (quase) à actualidade, terminando no século vinte:

A tradição portuguesa daliteratura de viagens conheceu, com as viagens oceânicas do século XVI, um florescimento que decorria danecessidade de testemunhar as descobertas efetuadas, coincidindo, neste caso, muitas vezes, o registo como próprio relato do navegador (...), e, ao mesmo tempo, do desejo de apresentar aoleitor civilizado o exotismo da flora e faunas encontradas, os usos e costumes de povos ainda selvagens. 

Uma versão mais desenvolvida aqui, onde avulta que é mesmo A Peregrinação a obra fundamental.
Em ambas falta, talvez, a literatura quase antropológica, do século dezanove, advinda das grandes viagens exploratórias, como relatos à metrópole. Exemplo disso será sem dúvida, ainda que só presente nas citações (muitas vezes relativas às explorações holandesas), o excelente A Ilha Verde e Vermelha de Timor, de Osório de Castro. Uma sorte tê-lo apanhado, na feira do livro de Dili, que há muito esgotou e merecia um outro tratamento.

Entretanto, e do que consegui encontrar, A Carta do Preste João das Índias está terminada; embora tenha percebido entretanto que mais não se trata do que um texto medieval. Mas, e viajar na imaginação? Não será isso também uma viagem?

Localizada também A Balada do Mar Salgado, resta esperar que venha da estante onde está até à minha. E encontrada, suponho que numa outra versão, esta bem mais real, eis que me ponho a imaginar e a pesquisar rotas e aeroportos.

Reconheço, no entanto, que A Balada começou na minha cabeça da visão que dela tive, da sensação que o céu era baixo, de estar na praia até às estrelas se acenderem e de as pirogas passarem ali ao lado. De me sentir, no fundo, um dos seus legítimos personagens.


Ps-sob a entrada da Wikipédia Portugueses na Ásia (mesmo a calhar), eis que se abre o trecho "Literatura". Mesmo a calhar...


Sem comentários: