domingo, maio 11, 2008

Aviso: o Drácula não passou por aqui


Romanian beautiful light, originally uploaded by A Outra Voz.

O Castelo de Bran (que não é este), suposto Castelo do Drácula, foi a monumental banhada (já esperada). O suposto Drácula (Vlad Tepes, que afinal foi um herói nacional da libertação e toda a gente sabe disso - ingratos!) nunca lá pôs sequer os pés, nem para ir ao wc.
No castelo isso está logo escrito à entrada e nos bons guias também. Still, toda a gente insiste em lá ir (nós também!) e os locais aproveitam para fazer um negócio desmesurado. So it is.

Saímos do tal castelo (de Bran) a perguntar: então e o belo castelo, onde está? Pois. Decidimos voltar atrás e visitar um belo castelo que tínhamos visto em parangonas da estrada.

Nem mais. Era a Cidadela de Rasnov, essa sim um castelo a sério, com uma vista monumental. Aqui fica parte dela.

Na Transilvânia não vale a pena visitar monumentos ou cidadelas assinaladas. Basta passar na estrada, espreitar a cidadela de qualquer aldeia e subir. Fizemos isso uma vez e fomos dar a uma igreja fortificada onde vivia um velho alemão com as suas galinhas e gatos. E foi dos monumentos mais impressionantes que pudemos visitar, com direito a ir à torre do sino e tudo. Com o aviso expresso de não o poder tocar, pois para a aldeia era o sinal de fogo.

[Acho que preciso de férias. Entretanto, vou trabalhar.]

Sem comentários: