quarta-feira, março 03, 2004

Famílias


Quando olho à minha volta, são poucas as “famílias tradicionais” que vejo. O conceito “pai, casado com a mãe, e filhinhos” parece estar mesmo a desaparecer.
E se as não há, nem sempre isso é por opção. Aliás, nesta matéria, quais são as opções? Será opção não pedir um divórcio quando tudo parece correr mal? Ou viver em união de facto? Quem alguma vez estabeleceu como regra o casamento???
Mais não fosse por causa disso, choca-me quando ouço alguém defender e proclamar a dita família tradicional. Como se vai opor isso face a uma pessoa que não vive nesse conceito de “família presépio” (citando alguém querido)? Vou dizer: tu vives mal porque vives assim?
Este conceito agride-me. Da mesma forma que agride os que não estão nele. Opor modos de vida nunca me pareceu solução, nunca me pareceu correcto em nada. É daquelas coisas que, se calhar, se aprende (ou intui?) de pequenino – mesmo que não seja na tal família tradicional...

Sem comentários: