quinta-feira, outubro 30, 2003

Vila de Cão


Na segunda feira fui ver o Dogville. Após a agradável surpresa quanto aos aspectos técnicos do filme, no fim a desilusão ficou patente. Em dois sentidos possíveis da palavra.
Apesar de ter já visto o filme há uns dias, só agora escrevo sobre ele. Aliás, confesso que não gostei, mas nem consegui explicar porquê – o que só me intrigava ainda mais.
Finalmente acho que hoje cheguei a alguma (espécie de) conclusão. Aqui fica, em jeito de provocação, e pelo andar da carruagem, acho que vai durar para alguns posts! ;)


#1 - Fala por ti!

O filme constrói um paradigma em relação à espécie humana. Embora a acção se passe numa aldeia, a verdade é que, por diversas vezes, estão implícitas nos diálogos das personagens as generalizações a todos os ambientes sociais. Mais, é feito logo desde o início o paralelo da aldeia a uma família, a uma cidade, a qualquer núcleo social.

Primeiro ponto de partida do filme: Dogville somos todos.
Primeiro abuso do realizador: mas este tipo conhece-me de onde??!!

Sem comentários: