sexta-feira, novembro 25, 2011

Sempre a aprender


Acho que muitas pessoas não levam muito a sério as aulas que dou na Universidade da Terceira Idade. Dizem "Ai que giro" e sorriem e eu bem vejo que não percebem muito bem o alcance daquilo. Eu considero um desafio e adoro aquilo que faço.
Hoje, por exemplo, fui comprar mais um livro. Não é de metodologia ou pedagogia mas, para o que eu quero, anda lá perto. E o objectivo é: manter o conteúdo e simplificar ao máximo o discurso.
Quem tem preconceitos com livros (supostamente) para crianças? Eu não. A prova é que numa formação já passei exercícios a adultos e a resposta não era nada fácil. Bastou tirar os bonecos e já ninguém pensa no "preconceito". Da mesma forma que os exercícios que faço com os meus alunos ensinariam muito a muitos opinion makers por aí.
Os livros para crianças, quando bem feitos, tem esta característica: são simples, mas cada um pode entender. Por exemplo, o melhor e mais simples livro sobre o 25 de Abril, para quem queira ter uma ideia rápida é também um desta colecção.
Este foi a minha aquisição de hoje. A teoria do Estado, os fundamentos do poder e a forma de organização da sociedade - está tudo cá.
Depois o título é magistral: "a longa história do poder" - e quando se passa isto para a prática...

...

Sem comentários: