sábado, maio 14, 2011

Dias Felizes


DIAS FELIZES – Um Imaginário para Colorir
...
Parece irónico, mas pareceu-me o livro ideal para levar a uma criança de 8 anos que esta(va) internada num hospital. Ninguém merece e a história era quase atroz (de um verdadeiro acidente, uma alergia inesperada em relação à qual ninguém teve culpa - mas adiante, que já está tudo bem, felizmente).
Isto para dizer que o livro é delicioso. Sendo grande, é de capa mole (para mim uma vantagem) e por dentro está cheio de desenhos pequenos, à exaustão, alguns de cores simples e outros apenas a traço negro. O resultado: imaginem que têm 8 anos e vos aparece à frente um livro cheio de pequenos desenhos para colorir, ainda por cima no meio de uma história.
Dias Felizes é uma pequena evocação das coisas de que gostamos e/ou imaginamos. Desde o gato equilibrista, que anda na corda da roupa, a uma miríade de peixes que enchem duas páginas, sem parar. O triunfo foi quando a única forma de pôr a J. a falar foi dizer-lhe "Escolhe qual é que eu sou, e eu escolho quem tu és!". Estava lançado o desafio e foi tão bom ouvi-la rir naquele hospital.
Fiquei com vontade de ter um para mim e olhar para todas aquelas coisa e pintar, pintar. Ou, como disse à J., "No espaço livre podes desenhar as outras coisas de que tu gostas!". Não sei se ela o vai fazer, mas acho que ficou a pensar.
Numa rápida passagem pela Feira do Livro, encontrei-o lá, no meio de outros engraçados, como O Livro Inclinado. Não sei se pela memória emocional, este pareceu-me o melhor de todos. Tão simples, tão bonito.
Duas páginas em baixo - são da edição francesa, mas não faz mal (e podem clicar ara aumentar). À Sofia e à Isabel, aqui fica também.
...

Sem comentários: