terça-feira, novembro 09, 2010

Luminosidade

...
Li "ao amanhecer" - e acho que também fica bem.
De lapsos de leituras resultou um livro célebre: Saramago leu, por lapso, "Evangelho Segundo Jesus Cristo" e o resultado foi o que se sabe - incluindo censura às claras no nosso doce Portugal.


Para ser dito ao adormecer

Gostaria de cantar para alguém,
sentar-me ao seu lado e deixar-me ficar.
Gostaria de embalar-te murmurando uma canção
e estar ao teu lado nas fronteiras do sono.
Gostaria de ser o único nesta casa
que soubesse quão fria a noite está.
Gostaria de ouvir cá dentro e lá fora,
e ouvir-te a ti, e o mundo e os bosques.
Os relógios tocam a rebate
E pode ver-se o tempo até ao fim.
Lá em baixo passa ainda um estranho
e incomoda um cão qualquer.
Por trás, há-de vir o silêncio. Pousei os meus olhos
em ti como uma mão aberta;
eles prendem-te suavemente e depois libertam-te,
quando algo de move na escuridão.

Rainer Maria Rilke

(Tradução do alemão: Gonçalo Figueiredo Augusto)

E vem isto do blog do Gonçalo e faz todo o sentido. Que saudades que eu já tinha das imagens luminosas do Rilke.
...

Sem comentários: