quinta-feira, outubro 30, 2008

Itália ao rubro

A Itália está em fogo com as reformas da educação, e não há cidade que não tenha universidades e/ou escolas ocupadas, aulas dadas em monumentos e outros sítios públicos.

Célebre ficou a aula dada em Roma, há três dias, no Coliseu, ou o cerco ao Senado, onde se discutiam as reformas. Aula dada nas escadas frente ao Senado - pena que os que estavam dentro não tenham ouvido.

A Itália segue em turbilhão, num verdadeiro Maio de 68. Até já o Partido Democrático foi para as ruas. Toda a gente está nas ruas, ainda que debaixo de uma chuva copiosa. No outro dia em Roma eram 2,5 milhões, 200 mil em números da polícia. São sobretudo estudantes, mas também muitos pais, professores, das escolas primárias às universidades.

Ontem um Secretário de Estado de Berlusconi dizia (em público) que era necessário infiltrar desordeiros para provocar desacatos, para que a polícia tivesse um pretexto para intervir. Curiosamente, ontem houve um ataque de fascistas, armados [fotos] e a coisa não correu bem.

Hoje há actividades em dezenas de cidades (ver mapa), milhares de gentes. A Itália é assim e de vez em quando explode. Esta é uma delas, já não se via há muito. E só gostava de estar em Veneza para poder ver a minha praça assim.




Face à ausência de notícias dignas desse nome nos media portugueses, ver notícia e fotos em língua portuguesa aqui.

O La Repubblica por estes dias é um maná. Para quem não saiba italiano, só as fotos e as infografias já valem bem a pena.

Sem comentários: