quinta-feira, agosto 21, 2008

A voragem dos livros III


Já há novo à espera. Por circunstâncias várias, visita a uma nova livraria na Tapada das Mercês (!!!) e eis que que este me aparece à frente.

De costas voltadas para o mundo - retratos da Sérvia, de Asne Seierstad
(clicar na imagem para ampliar, vale a pena - autor: Carlos Quitério)
Hesitei, pensei que não. Mas golpe baixo: tudo o que meta Sérvia, Kosovo, conflito nos Balcãs e afins... bom, já se sabe que não dá para resistir. Vou de pé atrás. Foi a mesma autora que escreveu o Livreiro de Cabul (que comprei em NY e ainda não li) e não percebo muito bem a abordagem. Embora o título... bom, não deixe muitas margens para dúvidas (acho eu). E com tantos elogios de tantos jornais... hmmm.
Depois, fala da perspectiva da Sérvia Sérvia, e não dos sérvios do Kosovo. Mas também fala do Kosovo (território). A ver vamos. Vai começar hoje, estou expectante.
(A ver se ao menos este dura um pouco mais. E pronto, lá vai acicatar a vontade de regressar à sérvia - embora não perceba patavina de cirílico nem saiba falar "coiso".)

1 comentário:

GWB disse...

tenho tanto por ler em casa, livros comprados e que se amontoam nas prateleiras, cheios de amor para dar e eu lhes ligo tão pouco.
parecem filas de um serviço público...
por isso, quando vou às livrarias tenho tentado me conter ao máximo. outro dia já pequei. comprei 3 livros que não sei quando os vou ler.
mas de todas as formas são um bonito enfeite, por enquanto.