segunda-feira, junho 02, 2008

Ao menos isso...

Bom, pelo menos desta vez a OSCE teve a coragem/não teve outro remédio senão assumir que houve fraude nas eleições na Macedónia. E da grossa, percebe-se.
Agora resta tirar as possíveis conclusões.

No Público lê-se: "A Macedónia é um país candidato à União Europeia desde Dezembro de 2005, mas deverá cumprir uma série de reformas pendentes para que a União possa iniciar as negociações de adesão."

É caso para dizer: só lhes falta "um bocadinho assim". Enorme - e fundamental.

E citando do Relatório Oficial da OSCE:
"This negative assessment was disproportionally high in many ethnic Albanian areas, where voting was considered bad or very bad in 21 per cent of observed areas (as opposed to ethnic Macedonian areas which were assessed negatively in 3 per cent)." - pág. 9.

Parece que a geo-estratégia da zona se faz sentir. E não augura muito de bom.
Alguma vez haverá sossego nos Balcãs? :s

1 comentário:

Anónimo disse...

Ah pois! A pedido de muitas familias (nacionais e internacionais) a OSCE lá acordou e decidiu dizer umas verdades (não todas... mas o suficiente). Com tantos anos de missão na Macedónia, a OSCE deve ter aprendido que não é a calar que se aprende ou ensina... é a falar quando é preciso. A missão de organizações internacionais não é agradar a governos, mas ajudá-los a melhorar após conflitos que não se querem ver repetidos. A ver vamos o que acontece nas proximas duas semanas. Assin.: Alguém que sabe da coisa :D