quarta-feira, abril 16, 2008

Ainda sobre as eleições italianas, que este tema não me larga

...
Não posso deixar de lamentar o resultado e ficar incrédula com o sistema de "níveis mínimos para eleger".
Mas uma coisa é certa: nunca conheci um italiano que "tivesse votado no Berlusconi". Nunca.
Vivi em Itália, viajei em Itália, tenho amigos italianos, leio blogs italianos. E nunca, nem das pessoas que conheci per strada, alguma assumiu, sequer em conversa de café, ter votado nele.
Eppure si muove, e ganha pela terceira vez.
Não estou a insinuar fraude (não é que não possa haver também). O que me parece óbvio é que há 13 milhões que o preferem - sem no entanto querer ou ter coragem para o assumir. Isso é que me parece extraordinário.
Que há um mistério, há, é isso que falta entender.

Sem comentários: