terça-feira, dezembro 18, 2007

[Onde eu me descubro]

.......
Kosovo: um puzzle sem lugar para todas as peças

Se os albaneses auto-declararem a independência, que será dos sérvios kosovares? Que será das outras minorias no Kosovo? Será que a intervenção internacional teve por fim dar a independência à província, e sem sequer garantir que respeitem os direitos das minorias presentes no território?




Os albaneses crêem ter a legitimidade de quem lutou uma luta de independência –o que não foi o caso. Lutaram, sim, por uma igualdade de direitos, por verem os seus direitos respeitados. Mas não pela independência. Mas ao longo destes anos nunca ninguém parece ter tido vontade de lhes explicar isso. A situação, agora, parece caminhar para um abismo sem retorno.

Alguém dizia que é muito ténue a linha que separa um herói de um criminoso de guerra. Alguém que participa num conflito não sabe como depois o vão encarar

Muitas vezes, no entanto, essa fina separação não cabe sequer, à qualificação das acções que cada um levou a cabo. Decide-se depois, em jogos políticos, geoestratégicos e fica estabelecido, sem mais contestações.

Podia aplicar esta distinção a tantas situações internacionais, mas escolho uma, bem perto de nós: a questão do Kosovo e ao partido óbvio que a comunidade internacional tomou contra a Sérvia e a favor dos albaneses. (...)


Continuar a ler.
Ps-Onde eu me descubro! Por exemplo, aqui.

2 comentários:

Francisco Torres disse...

A diferença entre um Herói e um criminoso de guerra é que um ganhou, o outro perdeu.

Carla Luís disse...

Descaradamente... :s