sexta-feira, outubro 19, 2007

País arcaico, engravatado todo o ano...


Somos mesmo um país arcaico. De um arcaísmo a toda a linha, e em todo o lado.

Esta foi a última parte da minha descoberta. Mesmo em sítios, leia-se instituições, onde não seria suposto, só não se continua a trabalhar a escopo e martelo porque provavelmente faria demasiado pó.


"País engravatado todo o ano
e a assoar-se na gravata por engano."


Lá dizia o O'Neill. De então para cá, pouco parece ter mudado. A não ser, claro, a pedantice, o tal "falar bonito" e o não perceber, realmente, o estado de atraso em que se está. (E ainda pretender dar lições de savoir faire a outros desgraçados.)

Eu hoje estou em choque, mas isto a cada dia me surpreende mais.
Vejamos até onde vai chegar...

"País purista a prosear bonito,
a versejar tão chique e tão pudico,
enquanto a língua portuguesa se vai rindo,
galhofeira, comigo."

Alexandre O'Neill, O País Relativo

Sem comentários: