sexta-feira, outubro 07, 2005

Short Story III: Olha quem ca faltava!! Onde (finalmente) aparece o Vaticano...


III

Uma das grandes discussões actuais em Itália é a denominada “Pacs”. Pelo que entendi e me explicaram, qualquer coisa como a protecção conferida às uniões de facto está em discussão no Parlamento.

É verdade, por incrível que pareça em Itália as uniões de facto não gozam de qualquer tipo de protecção ou regulamentação. No entanto, se esta já era uma questão polémica para os italianos, acrescentem a isso o facto de a proposta não fazer qualquer menção ao sexo dos “unidos”. Ou seja, não refere explicitamente as uniões de facto entre homossexuais, mas também lhes é aplicável.

É aqui que entra um outro actor: o Vaticano (já cá faltava). Na semana passada, na revista do Repubblica (jornal de esquerda moderada ou centro esquerda) uma senhora perguntava, indignada, se os “Zapateros italianos” não tinham medo de, com esta lei, deitar fora o apoio do Vaticano e dos eleitores católicos.

I beg your pardon?!O problema – ou não – é que aparentemente os católicos se situam tanto à esquerda como à direita (ou que tanto a esquerda como a direita têm católicos nas suas trincheiras). Mas fazer depender a aprovação de uma lei de um hipotético apoio do Vaticano… enfim.

Sem comentários: