quarta-feira, outubro 05, 2005

Especie de short story sobre Veneza (e Italia), sob a forma de pequenos capitulos II

II

Uma das primeiras coisas que vi ao chegar a Veneza foi uma manifestação da Liga do Norte. Entre outros lemas, tais como “Itália para os italianos” e “Na minha família não existem comunistas”, gritavam – ao megafone - coisas como “Muçulmanos povo de merda”. Com estas letras todas.

Poucas vezes me senti tão agredida. Nunca imaginei ver uma manifestação destas… E o que é pior, é que eram muitos. Não é uma manifestação como as que os partidos pseudo-fascistas fazem em Lisboa, em que 50 ou 100 apenas buscam protagonismo. Estes eram mesmo muitos. Homens, mulheres, jovens… Assustador.

O que mais assusta não é que eles pensem desta forma, mas que o digam e tenham a coragem de o expressar desta maneira directa – e sem que ninguém reaja. Como é que é possível…

Para além disso, como soube mais tarde, estão também no Governo, em aliança com o Senõr (or shall I say “Padrinho”?) Berlusconi.

Em Itália o norte sempre detestou o sul. O sul de Itália é pobre, o norte aloja as fábricas da Ferrari, por exemplo. O norte acha que sustenta o sul, quer “independência”. No entanto, agora a face visível da crise são os emigrantes: mesmo discurso, mudam os destinatários. Are you getting the point?

Sem comentários: