terça-feira, maio 31, 2005

Tour de France




Isto da Constituição Europeia e do referendo na França ainda me está atravessado.
Seria necessário este choque, ou os franceses votaram "não" pelas razões erradas (que neste caso, nada mais valem que uma possível explicação, porque não é sempre não)?
Um amigo em Paris, mais ou menos entendido nestas coisas, lamentava-se do egoísmo dos franceses, que seriam um país rico e mesmo assim votava não.
Eu também não percebo. Ou talvez perceba os franceses que, com ou sem egoísmo, têm todo o direito de puxar a brasa à sua sardinha - não foi para isso que nasceu a UE?

Agora temos a questão do day after - que para os franceses pode ser de somenos, mas para os portugueses talvez nem por isso...
Que vai ser desta UE? Vamos parar para repensar ou enfraquecer as ligações?
Como diria alguém, "Pobre país o nosso", ainda tão subsídio-dependente & outras coisas mais (graves)...

Enfim, mesmo sobre isto que estou a escrever tenho muitas dúvidas, mas mais ainda inquietações.
Como não percebo muito, é mais confortável (ainda que possa não ser realista) limitar-me a pensar que são tudo ondas de pessimismo para pressionar os referendos ainda por vir.

Na Holanda é já amanhã. Pelo andar da carruagem, em vez do constituinte, ainda teremos é um mega referendo desconstrutivista.

Será?

Sem comentários: