sábado, abril 23, 2005

Book quiz


Em jeito de resposta (ainda que tardia) ao repto do André, aqui fica:

1-Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Não faço a mínima ideia...

2.Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?
Lobo Antunes e James Joyce valem como resposta?

3. Qual foi o último livro que compraste?
Sinceramente, não me lembro. Desisti de comprar livros, se nem dou vazão aos muitos que já tenho…
Mas acho que foi “Os Moedeiros Falsos”, de André Gide. E bem me arrependi…

4. Qual o último livro que leste?
Hmm, pois. Apesar de ler bastante, quase nunca me lembro (muito pouco credível, eu sei, mas verdade). Acho que foi “O Sangue dos Outros”, da Simone Beauvoir. Nunca imaginei que fosse gostar tanto do livro…

5. Que livros estás a ler?
"Um Quarto Com Vista”, de E. M. Forster, por prescrição (quase) médica. É engraçadinho, embora eu ache que o topo já à distância. E a biografia do Joyce. Ah, e estudos do Manuel de Gusmão sobre o Pessoa, em especial sobre o Caeiro (agora deu-me para isto).

6. Cinco livros que levarias para uma ilha deserta.
O eterno “Ulisses”, do Joyce, já tantas vezes começado. (A vantagem é que há partes que já quase sei de cor.)
Os restantes, por curiosidade científica, ou “dever de literatura”:
A Odisseia;
A Montanha Mágica, de Thomas Mann;
Talvez a Bíblia (se houvesse espaço);
Os vários escritos auto-críticos do Pessoa (nunca pensei que me fosse interessar tanto por isto…).

7. Três pessoas a quem vais passar este testemunho e porquê?

Acho que a ninguém. Além de não me responderem, os meus amigos nunca me perdoariam. E a minha reputação de opositora das chain letters acaba aqui…

Sem comentários: