segunda-feira, janeiro 05, 2004

Eu, psicopata, me assumo


Nunca vos aconteceu pensar: "E se agora eu fizesse isto?", e o "isto" ser uma barbaridade, um absurdo completo?
Absurdo e tragédia. Falo de coisas incrivelmente cruéis e nefastas.
Quando visitei o Museu do Prado, fiquei abismada com os quadros. Mas, mais do que isso, porque pensava: "Eu posso destruir isto!!"
Já imaginaram?! Eu, com os quadros ali, sem vidro, à mão de semear...
Mas muitas outras vezes penso isso. E em exemplos que nem me atrevo a escrever aqui... Nunca vos aconteceu? Por exemplo, se estão parados no trânsito e passa alguém à vossa frente, já pensaram que se quiserem podem efectivamente matar aquela pessoa?
Às vezes pensar isso quase me dá vertigens. Arrepio-me com os meus próprios pensamentos.
Nunca pensei nisto como tendo vontade de o fazer. Às vezes tenho fúrias, que geralmente tento controlar, mas nunca são tão graves. O máximo que sai é um berro a alguém ou alguma coisa que não devia ser dita.
Mas matar?! Se eu quiser, tenho possibilidade de o fazer... ou de destruir um Picasso... enviar um mail obsceno para alguém a quem não devo enviar... contar um segredo terrível à última pessoa a quem podia contar... atirar alguém de uma escada... empurrá-la para a frente de um comboio... tão fácil!!!

É nestas alturas que penso que todos nós temos poder a mais.
Para ser homem é preciso realmente de uma grande capacidade de controlo...

Sem comentários: