sábado, julho 03, 2010
& ainda
Eis que a frase da noite chega ainda antes de eu ir dormir:
-Adesso nella sinistra in Italia son tutti fratelli e coltelli!
Ahahah, veramente ben trovato! ;)
...
Piada da noite
Vou dormir, que o galo amanhã canta cedo, e o muezzin canta mais cedo ainda - às 4h, dá para acreditar??
...
sexta-feira, julho 02, 2010
Ser português é sexy (em tempos de crise)
O dia começou cedo em Istambul.
Acordar pouco depois das 7h, reunião às 8h no pequeno-almoço (ouch!).
Às 9h30 já estava eu muito compostinha a falar às massas.
No meio de outras intervenções, eis que a minha surge com um grau de expectativa excepcional - e subitamente todas as atenções da sala se voltam pra mim.
É, em tempos de crise & de PIGS, Portugal é mesmo muito sexy!!
A minha intervenção foi introduzida assim, e apeteceu-me começar por bater logo nisso. Mas bom, contive-me e fiz só a piadinha, em tom quase sarcástico:
-É, nos tempos que correm toda a gente se excita só de falar de nós, but life goes on normally.
Se calhar não sabem há quanto tempo vivemos em "crise". Talvez agora esteja só um bocadinho pior...
...
quinta-feira, julho 01, 2010
Istambul
Esta cidade parece ter uma vida e uma força avassaladoras.
Tudo mexe e tudo gira. São quase onze da noite e a rua principal continua frenética, há uma multidão que a inunda e que é composta por todo o tipo de gente: casais com filhos, jovens, adolescentes, velhos, turistas, grupos de rapazes, vendedores... tudo.
Tiro vantagem do facto de estar aqui sozinha no meio desta multidão e isto sabe-me bem. Páro, no meio da rua, no meio do movimento.
Levanto os olhos e observo as fachadas dos edifícios - e há terraços e há esplanadas, e há gente e tudo se move, mais uma vez.
A cidade tem uma vida incrível. Tudo é movimento e afirmação, esta gente tem garra. É uma cultura viva e isso tem uma força extraordinária.
Coisas estranhas:
- no hotel, a internet barra o flickr e os blogs do blogspot (so far), mas o blogger abre. Já perguntei e parece que é só do meu hotel. Weird.
- a minha internet é monitorizada. O log in é o n.º do meu passaporte (!!!), a paswword o n.º do quarto. Não sei mesmo se gosto disto (mas bom, toda a Europa adoptou coisas parecidas. enfim).
Ps-em suma, posso escrever, mas não posso ver (ahahah). E o sistema justifica-se assim:
t h e b a d p a g e s A c c e s s D e n i e d h e r e
Vai buscar.
...
quarta-feira, junho 30, 2010
Das artes #1
Depois lembrei-me disto. É sobre uma coisa diferente, mas ainda assim. Lembrei-me dela a inscrever talvez na categoria #Catálogo das artes.
Entretanto, vale a pena o livro (sublime) "A Morte de Um Apicultor", de Lars Gustafsson.
"Devia ter utilizado o tempo melhor do que desperdiçando-o como professor primário em Väster Våla e depois como apicultor reformado antecipadamente, aqui.
Lista de formas de arte segundo o seu grau de dificuldade:
1. Erotismo
2. Música
3. Poesia
4. Drama
5. Pirotecnia
6. Filosofia
7. Surfing
8. Romance
9. Vitral
10. Ténis
11. Pintura a aguarela
13. Pintura a óleo
13. Retórica
14. Culinária
15. Arquitectura
16. Squash
17. Halterofilia
18. Política
19. Trapézio
20. Pára-quedismo
21. Alpinismo
22. Escultura
23. Bicicleta artística
24. Malabarismo
25. Arte do aforismo
26. Construção de fontes
27. Esgrima
28. Artilharia
Há uma que não consigo colocar na lista: a arte de suportar a dor. Isso deve-se a que ninguém até agora conseguiu transformar isso numa arte. Deve-se também a que é a única forma de arte em que o grau de dificuldade é tão elevado, que não existe nenhum participante."
Lars Gustafsson, A Morte de um Apicultor
...
À laia de conclusão
Somos o que somos, gostamos do que gostamos & os nossos amigos gostam de nós. P(r)onto.
...
terça-feira, junho 29, 2010
não é por nada, mas eu acho que o carrossel já parou*
Há coisas que são estranhas. E são estranhas as coisas que não estranhamos, quando estranhas são. E se é estranho tudo isto, o que eu estranho mesmo é não estranhar. estranho, não?
...
*e esta frase, aliás emblemática, encaixa tão bem aqui, oh so.
segunda-feira, junho 28, 2010
Intimacy
Momento nos bastidores da peça Tartarugas e Migração, pelo NNT-FCT-UNL.
Teatro da Comuna, FATAL 2010.
sexta-feira, junho 25, 2010
Saramago vs. Deus

...
Não resisto. O "Um sábado qualquer" é um dos meus sites de tirinhas favoritos e de
"Fofinho" fazer uma tira como esta. :D
& em dia de "jogo irmão", em que fiz o meu primeiro directo (no caso para a Sic Notícias, que se dúvidas houvesse, agora é que bateu mesmo no fundo), aqui fica.
E um imenso sorriso, como não podia deixar de ser.
...
quarta-feira, junho 23, 2010
Moral da estória
Às vezes ter um bom inglês só atrapalha. Porque as pessoas que têm um mau inglês percebem pior - e tenho isto mais do que comprovado. Dou por mim a tentar inventar um "broken english" para tentar comunicar melhor com elas - e é tãoo complicado comunicar com elas sometimes!
...
terça-feira, junho 22, 2010
segunda-feira, junho 21, 2010
Manual de navegação
No fundo a mensagem é esta: há muita coisa boa à solta por aí.
Mesmo em momentos de maior "desilusão" (let's call it like that) o que é preciso é manter a calma. Como quando se está debaixo de água, ou a ficar sem ar: a tentação é perder o pouco ar que se tem na agitação.
Nada disso (e contra mim falo): manter a calma, respirar de forma pausada, não se deixar agitar. Mais cedo ou mais tarde aparece, mais cedo ou mais tarde, no ritmo certo tudo toma o seu lugar.
Há muita coisa boa à solta por aí, sim, o que importa é saber ver, o que importa é saber esperar.
...
sexta-feira, junho 18, 2010
Os amigos amigos velhos
Adoro os meus amigos mais velhos (ou pelo menos aqueles em que estou a pensar).
Por "amigos mais velhos" entendo aqueles que, nitidamente, o são: em primeiro lugar, que são amigos mesmo; em segundo, que têm idade para ser meus pais (ambos os géneros, entenda-se) e quando estamos juntos estamos como tal, ou seja, eu como mais nova e eles como mais velhos. Não são como aqueles amigos em que diferença de idade não se nota; aqui nota-se, sim, e isso é mesmo um ponto a favor.
Gosto de ter amigos assim. Gosto quando, como hoje, me dizem carinhosamente "Tu ainda és muito nova" e como isso foi uma demonstração de carinho e não de outra coisa qualquer (porque os amigos a sério não o fazem assim).
É bom quando pessoas como estas habitam o nosso mundo. Quando o meu "top" se expande e sobem e ainda superam o lugar que lá têm. Que bom.
...
Saramago: a morte saiu à rua
Morreu José Saramago.
E em relação a isto não há nem pode haver quaisquer palavras.
...
segunda-feira, junho 14, 2010
ohio in the end
I made a mistake in my life today
everything I love gets lost in drawers
I want to start over, I want to be winning
way out of sync from the beginning
Looking for somewhere to stand and stay
I leaned on the wall and the wall leaned away
...
(Um dia vou parar de ouvir isto. Por agora talvez ainda não. É só mais um bocadinho, ok?)
I was carried to Ohio in a swarm of bees
I never married but Ohio don't remember me
I still owe money to the money to the money I owe
I never thought about love
When I thought about home
I still owe money to the money to the money I owe
The floors are falling out from everybody I know
picking apples, making pies
Stay out super late tonight
picking apples, making pies
put a little something in our lemonade and take it with us
Tiptoe through our shiny city
with our diamond slippers on
do our gay ballet on ice
bluebirds on our shoulders
Turn the light out say goodnight
no thinking for a little while
lets not try to figure out everything at once
It’s hard to keep track of you falling through the sky
...
sexta-feira, junho 11, 2010
loop bloop gloop
Make up something to believe in your heart of hearts
so you have something to wear on your sleeve of sleeves
so you swear you just saw a feathery woman
carry a blindfolded man through the trees
showered and blue-blazered, fill yourself with quarters
showered and blue-blazered, fill yourself with quarters
You get mistaken for strangers by your own friends
when you pass them at night under the silvery, silvery citibank lights
arm in arm in arm and eyes and eyes glazing under
oh you wouldn’t want an angel watching over
surprise, surprise they wouldn’t wannna watch
another uninnocent, elegant fall into the unmagnificent lives of adults
...
quarta-feira, junho 09, 2010
Faces three
Hmm, já alguma vez aqui disse como ♥ a minha Lumix?
Ah, e a mágica colina que vai de S. Bento ao Bairro Alto, alguma vez? :p
Esta foi por aí.
trambus open
Via dei Fori Imperiali, Roma - (com o Coliseu em pano de fundo, onde mais seria?)
Já que estamos numa de reflexos (e no meio da paragem técnica), aqui fica mais esta.
Entretanto só para lembrar que tudo isto é feito à mão - ou a golpe de olho!, como seria melhor dizer - sem grandes pós-produções ou efeitos espaciais.
Com a minha pequenina Lumix, mas por quem foi amor à primeira vista - e não me deixa ficar mal.
Um truque: fazemos sempre a vontade uma à outra. O que ela não quer eu não faço; quando quero fazer o que ela não quer, encontro forma de a fazer pensar que está a fazer outra coisa diferente. Grande truque, não?
Como de reflexos se fala, não esqueçais de ir ver a exposição da Mafalda Melo, fotógrafa mais do que versada (e glosadora) de artes que tais. É na Imagerie, Santos & São Bento e só está até dia 18 de Junho.




