...
Isto às vezes é tudo uma sequência muito alucinante.
Muuuio alucinante.
...
segunda-feira, abril 19, 2010
quarta-feira, abril 14, 2010
Ou seja
...
«Justamente pelo que ela tem de incompleto, de frágil, de grosseiro e de mortal, eu a amo, e apeteço a sua companhia congénere!»
Odisseia, Homero
Porque não encontro "Na Ilha de Calipso", in Um Barco para Ítaca, do Manuel Alegre.
(Mas eu hei-de lá chegar.)
...
«Justamente pelo que ela tem de incompleto, de frágil, de grosseiro e de mortal, eu a amo, e apeteço a sua companhia congénere!»
Odisseia, Homero
Porque não encontro "Na Ilha de Calipso", in Um Barco para Ítaca, do Manuel Alegre.
(Mas eu hei-de lá chegar.)
...
terça-feira, abril 13, 2010
Tempus fugit, carpe diem
...
E se eu já o sentia, agora confirmou-se. Por sorte passei à segunda, antes que a primeira se confirmasse. O amor da mortalidade, não no sentido dramático do termo, mas daquilo que em breve acaba, é o que torna tudo mais apetecível.
Recordo, acho que d'Um Barco para Ítaca, do Manuel Alegre, em que Ulisses recusa a musa por amor a Penélope, porque ama e glosa a sua mortalidade.
Tenho de o procurar.
...
E se eu já o sentia, agora confirmou-se. Por sorte passei à segunda, antes que a primeira se confirmasse. O amor da mortalidade, não no sentido dramático do termo, mas daquilo que em breve acaba, é o que torna tudo mais apetecível.
Recordo, acho que d'Um Barco para Ítaca, do Manuel Alegre, em que Ulisses recusa a musa por amor a Penélope, porque ama e glosa a sua mortalidade.
Tenho de o procurar.
...
Cesárea Tinajero
...
Comecei a suspeitar de que talvez a busca deles não fosse por Cesárea e que talvez inclusive eles não fossem os protagonistas, que o livro não fosse sobre eles em última instância.
Henrique Dimitri
Como quando Laura Jáuregui acaba, e após três páginas completas de diário:
Mas o que queria dizer era outra coisa.
Uau. Não há livro assim, não há livro assim. E sobre ele tanto por dizer, isto é mesmo uma obra prima.
...
Pura estatística (ou febre)
...
Andamento da coisa:
I. Mexicanos perdidos no México (1975) - check;
II. os Detectives Selvagens (1976-1996) - a decorrer.
Ontem passámos da pág. 96, hoje estamos na 136.
Desconfio que quando acabar este livro o vou ler todo outra vez. É bom demais para o poder abandonar.
...
Andamento da coisa:
I. Mexicanos perdidos no México (1975) - check;
II. os Detectives Selvagens (1976-1996) - a decorrer.
Ontem passámos da pág. 96, hoje estamos na 136.
Desconfio que quando acabar este livro o vou ler todo outra vez. É bom demais para o poder abandonar.
...
segunda-feira, abril 12, 2010
Sconvolgente
...
Há muito tempo que não lia um livro assim [Os Detectives Selvagens]. Caramba, isto para mim é o delírio. Talvez porque o livro, talvez porque eu em tempos, talvez porque sim. O que é certo é que, a páginas 96, a vida parece não acabar em mundo para ver - e era mesmo assim. Se fui real visceralista ou não não sei, mas devo ter andado lá perto, pelo menos na vontade de o querer ser. E aquela energia & mundo sem limites, deus.
Bom, o que é certo é que a coisa não anda, corre. E é tudo tão enorme que (desconfio bem) também hoje dei por mim perdida na cidade, perdida entre ligações e falta delas, trocas e rumos diferentes dos que tinha pensado, literalmente a perder-me por aí (e não havendo necessariamente alguma poesia nisto).
Porque é que ninguém me contou antes que este livro existia, é só a pergunta que me faço. ...
Há muito tempo que não lia um livro assim [Os Detectives Selvagens]. Caramba, isto para mim é o delírio. Talvez porque o livro, talvez porque eu em tempos, talvez porque sim. O que é certo é que, a páginas 96, a vida parece não acabar em mundo para ver - e era mesmo assim. Se fui real visceralista ou não não sei, mas devo ter andado lá perto, pelo menos na vontade de o querer ser. E aquela energia & mundo sem limites, deus.
Bom, o que é certo é que a coisa não anda, corre. E é tudo tão enorme que (desconfio bem) também hoje dei por mim perdida na cidade, perdida entre ligações e falta delas, trocas e rumos diferentes dos que tinha pensado, literalmente a perder-me por aí (e não havendo necessariamente alguma poesia nisto).
Porque é que ninguém me contou antes que este livro existia, é só a pergunta que me faço. ...
sexta-feira, abril 09, 2010
Maybe I should try this too
...
ir ao supermercado depois de almoço é a melhor forma de nunca trazer alimentos desnecessários
Porque ir ao supermercado quando tenho fome... enfim. E depois é o que se sabe (ou o que eu e mais algumas pessoas sabem também). E, enfim, não é bonito.
...
ir ao supermercado depois de almoço é a melhor forma de nunca trazer alimentos desnecessários
Porque ir ao supermercado quando tenho fome... enfim. E depois é o que se sabe (ou o que eu e mais algumas pessoas sabem também). E, enfim, não é bonito.
...
quinta-feira, abril 08, 2010
Colonna Sonora
...
Porque ontem (re)vi o Mio Fratello è Figlio Unico (& por outras coisas que eu cá sei [e outras não]).
Lei ballera' tra le stelle accese
e scoprira', scoprira' l'amore
l'amore disperato
Porque ontem (re)vi o Mio Fratello è Figlio Unico (& por outras coisas que eu cá sei [e outras não]).
Lei ballera' tra le stelle accese
e scoprira', scoprira' l'amore
l'amore disperato
quarta-feira, abril 07, 2010
Grande ideia
...
Como previsto, caiu O Terceiro Reich ontem à hora de almoço.
Aos poucos, começo a apanhar o estilo do Bolaño e a entender melhor aquilo. Caramba, that's really magic. (Ao fim de dois dos seus livros, 2666 incluído, não posso dizer que seja muito perspicaz - mas a leitura também se faz de ritmos e eu sei até onde quero ir no apreciar das coisas.)
Ainda ontem (ou hoje já), das 2h30 às 3h (a.m.) ainda li algumas páginas dos Detectives Selvagens. Hmmm, este promete dar luta! Gostei do que li e só reforçou ainda mais a ideia do estilo epopeia moderno-surreal (if I may say so).
Agora, ao ler o Vieira, lembrei-me de uma "dose" para experimentar a seguir ("a seguir" meaning whatever): os do Stieg Larsson. Pelo menos vai dar, se tudo correr bem, para me entreter bastante tempo. (Isto assim como um vício, em que de cada vez vou precisando de material mais pesado).
Entretanto ontem fiz as contas, consultado o "diário de bordo": O Terceiro Reich durou precisamente uma semana (e houve dias em que nem li). Assim fica difícil, não é?
E agora estou completamente em pulgas com Os Detectives Selvagens, aquilo promete! :) (E é impossível não amar esta capa.)
Como previsto, caiu O Terceiro Reich ontem à hora de almoço.
Aos poucos, começo a apanhar o estilo do Bolaño e a entender melhor aquilo. Caramba, that's really magic. (Ao fim de dois dos seus livros, 2666 incluído, não posso dizer que seja muito perspicaz - mas a leitura também se faz de ritmos e eu sei até onde quero ir no apreciar das coisas.)
Ainda ontem (ou hoje já), das 2h30 às 3h (a.m.) ainda li algumas páginas dos Detectives Selvagens. Hmmm, este promete dar luta! Gostei do que li e só reforçou ainda mais a ideia do estilo epopeia moderno-surreal (if I may say so).
Agora, ao ler o Vieira, lembrei-me de uma "dose" para experimentar a seguir ("a seguir" meaning whatever): os do Stieg Larsson. Pelo menos vai dar, se tudo correr bem, para me entreter bastante tempo. (Isto assim como um vício, em que de cada vez vou precisando de material mais pesado).
Entretanto ontem fiz as contas, consultado o "diário de bordo": O Terceiro Reich durou precisamente uma semana (e houve dias em que nem li). Assim fica difícil, não é?
E agora estou completamente em pulgas com Os Detectives Selvagens, aquilo promete! :) (E é impossível não amar esta capa.)
terça-feira, abril 06, 2010
As coisas que a gente encontra
...
Acabei de fazer uma pesquisa na net por "sexo social".
Juro que foi numa base de dados jurídica - e que deu resultados.
Digam lá que não queriam ter um trabalho como o meu? :p
...
Acabei de fazer uma pesquisa na net por "sexo social".
Juro que foi numa base de dados jurídica - e que deu resultados.
Digam lá que não queriam ter um trabalho como o meu? :p
...
Dúvida (& livros & mais não sei quê, mas já lá dizia o outro que isto anda tudo ligado)
...
E de repente uma dúvida assaltou-me:
- O quê, mas há livros que não tenham esta contracapa?
Pelo sim pelo não, fui à Fnac e arrebanhei todos (acho eu). O pior é que mal chegam pros gastos. Após quatro ou cinco dias chega ao fim O Terceiro Reich, e antes que me receitem o 2666, long gone. Restam Os Detectives Selvagens (all my hopes are with them now) e parece que a Quetzal vai editar mais uns quantos - a ver.
Tem graça porque quando li o 2666 não lhe achei grande piada, à excepção talvez do último livro, que é de um realismo mágico magistral. Mas depois... nada depois dele me conseguiu agarrar (O Tambor de Lata do Günter Grass não saiu das primeiras páginas).
Agora, volvida ao Bolaño, aquilo devora-se como um incêndio, em 3 ou 4 dias e já está. Para leitora compulsiva como eu, não é fácil. Na fila Os Detectives Selvagens.
Acabaram de me sugerir O que Sabemos do Amor, de Raymond Carver: Para ler ao som de Tom Waits, por isso só depois das 23h. Curiosamente quem me disse isto foi o meu patrão (kind of), o que, não bastando já o tema, torna tudo (ainda mais) assustador.
Bom, o meu impulso pelos livros vai ficar. Sobretudo em dias de sol como este, só apetece sair e ficar algures na rua a ler (assim como assim, o protector solar passa a andar comigo na mala). Ontem foi no Adamastor, hoje chi lo sa. Talvez saiba eu, que já tenho um "plano secreto". E ou muito me engano, ou hoje à hora de almoço O Terceiro Reich cai. Até já.
...
E de repente uma dúvida assaltou-me:
- O quê, mas há livros que não tenham esta contracapa?
Pelo sim pelo não, fui à Fnac e arrebanhei todos (acho eu). O pior é que mal chegam pros gastos. Após quatro ou cinco dias chega ao fim O Terceiro Reich, e antes que me receitem o 2666, long gone. Restam Os Detectives Selvagens (all my hopes are with them now) e parece que a Quetzal vai editar mais uns quantos - a ver.Tem graça porque quando li o 2666 não lhe achei grande piada, à excepção talvez do último livro, que é de um realismo mágico magistral. Mas depois... nada depois dele me conseguiu agarrar (O Tambor de Lata do Günter Grass não saiu das primeiras páginas).
Agora, volvida ao Bolaño, aquilo devora-se como um incêndio, em 3 ou 4 dias e já está. Para leitora compulsiva como eu, não é fácil. Na fila Os Detectives Selvagens.
Acabaram de me sugerir O que Sabemos do Amor, de Raymond Carver: Para ler ao som de Tom Waits, por isso só depois das 23h. Curiosamente quem me disse isto foi o meu patrão (kind of), o que, não bastando já o tema, torna tudo (ainda mais) assustador.
Bom, o meu impulso pelos livros vai ficar. Sobretudo em dias de sol como este, só apetece sair e ficar algures na rua a ler (assim como assim, o protector solar passa a andar comigo na mala). Ontem foi no Adamastor, hoje chi lo sa. Talvez saiba eu, que já tenho um "plano secreto". E ou muito me engano, ou hoje à hora de almoço O Terceiro Reich cai. Até já.
...
segunda-feira, abril 05, 2010
Ervas da natureza
...
E para não ser tudo nonsense, aqui ficam
uma da revelações do fim de semana, ouvir até à exaustão - e viciante.
E estes podiam entrar numa lista que fosse qualquer coisa como "Ervas típicas", do Alentejo, no caso.
...
E para não ser tudo nonsense, aqui ficam
uma da revelações do fim de semana, ouvir até à exaustão - e viciante.
E estes podiam entrar numa lista que fosse qualquer coisa como "Ervas típicas", do Alentejo, no caso.
...
E já que estamos em jeito de twitter
...
Foge foge bandido - é já esta semana.
E para um ainda há bilhetes. Eh.
...
Foge foge bandido - é já esta semana.
E para um ainda há bilhetes. Eh.
...
And yeat... Underneath constant thought
...
I could erase some things out of my life without any kind of problems. Yeah.
...
I could erase some things out of my life without any kind of problems. Yeah.
...
Listas imperfeitas
...
Dicionário de verbos
Nova entrada:
- Alvitar: acção que se desenrola em dias calmos de fim de semana e é bom.
...
Dicionário de verbos
Nova entrada:
- Alvitar: acção que se desenrola em dias calmos de fim de semana e é bom.
...
Listas imperfeitas
...
Gastronomia (ponderei se havia de chamar-lhe "De qualidades")
Recently added items:
- Arroz de nabiças
- Empadão de grelos e atum
- Camarões ao alho (muuito alho)
- Spaghetti al pesto e aglio
To be continued.
Isto para já não falar das minhas famosas saladas (ou dos tortelini a que ainda tenho de juntar uma desafiante cozedura de cerca de 4 minutos).
Neste preciso momento a lista procura receitas simples e práticas, que se possam elaborar com poucos minutos de "cozedura". Aceitam-se sugestões.
E havia mais coisasinteligentes que eu queria escrever e de repente apagou-se tudo. Hmmm.
...
Gastronomia (ponderei se havia de chamar-lhe "De qualidades")
Recently added items:
- Arroz de nabiças
- Empadão de grelos e atum
- Camarões ao alho (muuito alho)
- Spaghetti al pesto e aglio
To be continued.
Isto para já não falar das minhas famosas saladas (ou dos tortelini a que ainda tenho de juntar uma desafiante cozedura de cerca de 4 minutos).
Neste preciso momento a lista procura receitas simples e práticas, que se possam elaborar com poucos minutos de "cozedura". Aceitam-se sugestões.
E havia mais coisas
...
Subscrever:
Mensagens (Atom)

